segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Desabafo sobre feminismo

Olá,
Ao longo deste período sem escrever no blog, eu refleti sobre algumas práticas das quais venho mudando. Sei que este blog tinha o interesse de trazer reflexões obtidas através (principalmente) dos livros, no entanto, a vida acontece e a prática da reflexões não ficam presas aos livros que leio. Após ver o filme "She's beautiful when She's angy" percebi que a forma como lidava com o feminismo não contribui muito na vida real e reflexões das pessoas. Não quis dizer que deveria ser famosa pelo que escrevo, mas que queria contribuir mesmo um pouco com o movimento. 
A realidade no Brasil é outra, não é os livros feministas que contribuem para maior massa de pessoas, mas a mídia. Admiro projetos de pessoas que estão desempenhando projetos para que leiam mais Mulheres, mas penso que talvez o simples ato de ler não é suficiente. Numa realidade onde a mulher absorve os papéis a qual é dado a ela, vemos reprodução do discurso que não se difere a dos homens. Não que não seja importante ler mulheres, mas tem que haver uma reflexão sobre o que é esta obra, se difere da reprodução dito pela sociedade sobre o papel da mulher ( de dona de casa e mãe).
Desta forma vem minha reflexão sobre o ativismo. Como as meninas e meninos são educados logo cedo? Por quê o feminismo dito como radical não acredita que devemos dar acesso aos meninos a reflexões e questionamentos feministas? Feminismo é só para mulheres? Vamos extremar a sociedade impedindo a compreensão do é feminismo e como ser feminista? Bem, se feminismo não é para todos então o que é feminismo para você? E como age para contribuir com o que acredita? Acredita que pode contribuir e como faz?
Estas questões me pegaram e agora desejo mudar a forma de ação. Eu acredito que feminismo é a busca por direitos iguais a todos seres independente da cor, credo, sexualidade, gênero ou posicionamento política. Não vou cair na besteira de contribuir na seguimentação em vertentes do feminismo que não ajuda a lutar por melhorias coletivamente. 
Se alguém se interessar pelo meu texto, por favor, me diga suas respostas pelas perguntas que trouxe e se não tiver respostas pode trazer mais questões.
Desejo um bom dia a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário